quinta-feira, agosto 17, 2006

Artigo de Opnião - Região da Nazaré

A abstenção não é um voto!

“Em Política, abstenção é o acto de se negar ou se isentar de fazer opções políticas. A abstenção é manifestada principalmente em períodos eleitorais ou qualquer decisão por voto, quando não se vota propositadamente em nenhum candidato, preferindo-se o voto em branco ou o voto nulo. Muitas vezes, a abstenção é uma forma de protesto contra a obrigatoriedade do exercício do voto.”

A abstenção tem vindo a aumentar nos últimos anos, devido a um manifesto desinteresse dos eleitores na política em geral, talvez porque o eleitores não entendam os políticos, porque simplesmente não os tencionem entender ou então porque os políticos não se façam compreender aos eleitores.

A verdade é que a abstenção para as eleições presidenciais tem vindo a aumentar, 1976-24,53%, 1980-15,61%, 1986 (1ªVolta)-24,62%, 1991-37,84%, 1996-33,71%, 2001-50,29%, 2006 38,47%, e com estes factos tem-se vindo a verificar que cada vez menos os portugueses têm ido expressar a sua opinião nas urnas, num futuro próximo talvez esta situação seja de uma maioria absoluta, uma maioria de um marcante "não me interessa”.

Não esquecendo o direito da “não votação”, mas relembrando também os deveres que um eleitor tem na participação do acto eleitoral. Porque foi também por esse simples direito democrático, que o houve uma revolução naquele 25 de Abril de 1974 (quase esquecido).

É o papel de uma juventude partidária activa e interessada no futuro, tentar alterar este rumo, através de uma politica atractiva para os jovens. E esse papel está bem ciente na Juventude Socialista de Alcobaça, tentando chamar os jovens para uma participação activa na vida politica, para que no futuro esses jovens possam entender e ter opinião sobre o seu destino, diminuindo assim a abstenção ou a “não votação”.

A abstenção não é um voto. Na situação actual, porque pode haver situações em que se justifique a abstenção, o voto exprime uma posição. Seja ele em qualquer conjuntura politica, seja em branco ou nulo, o voto é expresso nas mesas eleitorais e é a voz dos cidadãos participantes.

Secretario Coordenador da JS Alcobaça
Tito Santos

in Regiao da Nazare 17-08-2006

Sem comentários: